As diferenças entre conteúdo pago e orgânico nas mídias sociais

marketing organico ou pagoArtigo publicado pela Forbes

https://www.forbes.com/sites/forbescommunicationscouncil/2022/05/06/the-differences-between-paid-and-organic-content-on-social-media/?sh=25a816381526 – Tradução: Cortesia da LIM – Legacy Internet Marketing. Quando se trata de criar um ótimo perfil de mídia social, é importante aproveitar todas as ferramentas disponíveis na plataforma. A melhor maneira de garantir que seu conteúdo tenha o melhor alcance, engajamento e impacto é criar uma cadência equilibrada de conteúdo. A maneira mais simples de dissecar isso é analisar seu conteúdo em dois grupos principais: pago x orgânico.

Um dos maiores mitos no marketing de mídia social é que apenas anúncios pagos funcionam bem e podem ajudá-lo a aumentar sua contagem de seguidores. Embora sim, o conteúdo pago de mídia social pode fornecer um ROI incrível, o conteúdo orgânico bem elaborado pode ter o mesmo impacto.

O que é conteúdo orgânico?

Conteúdo de mídia social orgânico é qualquer conteúdo gratuito compartilhado em perfis de mídia social, incluindo postagens, vídeos, histórias e muito mais. Esse conteúdo pode ser visto por uma parte dos seus seguidores, pessoas que seguem qualquer hashtag que você usa e os seguidores de qualquer pessoa que compartilhe sua postagem.

Infelizmente, com tantas pessoas e marcas competindo por atenção nas redes sociais hoje em dia, o alcance orgânico tem diminuído. Na verdade, o alcance orgânico médio de uma postagem no Facebook é de cerca de 5,5% de sua contagem de seguidores, sendo ainda menor para marcas com muitos seguidores.

Quais são os diferentes tipos de conteúdo pago?

A mídia social paga refere-se à publicidade em plataformas de mídia social como LinkedIn, Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, TikTok, Snapchat e muito mais. A mídia social paga pode ser um “impulso” para seu conteúdo orgânico que já foi postado ou uma postagem exclusiva que você cria exclusivamente para publicidade. Qualquer pessoa que gerencie as páginas de negócios pode aproveitar qualquer uma dessas ferramentas e segmentar públicos específicos para tentar alcançar mais pessoas do que é possível organicamente. Quais são alguns exemplos de ótimo conteúdo orgânico? Embora muitas pessoas acreditem que postar com frequência é fundamental para ter uma presença robusta nas mídias sociais, os profissionais de marketing de mídia social sabem que nem todo conteúdo é criado da mesma forma. Como o conteúdo orgânico é projetado para ajudar a estabelecer sua personalidade e voz como marca, algumas postagens provavelmente serão melhores do que outras. A melhor maneira de começar é pensar em quem é seu público em cada plataforma e criar conteúdo pensando neles.

As pessoas adoram se envolver com as mídias sociais e costumam usar as plataformas como uma forma de escapar, aprender algo novo, se inspirar, se divertir e se conectar. Se o seu conteúdo orgânico ajuda a fazer uma dessas coisas, você começou muito bem. Lembre-se de que sua marca não é apenas o serviço que você oferece ou o produto que vende, mas também as pessoas por trás da marca. Ao criar conteúdo para redes sociais, lembre-se deles porque, afinal, quem interage com seu conteúdo também são pessoas. Alguns ótimos exemplos de conteúdo orgânico incluem: • Testemunhos/avaliações. • Conheça os postos da equipe. • Exemplos da vida real de como seu produto e/ou serviço é usado. • Informações relacionáveis. • Guias de instruções (pontos de bônus se você transformá-lo em um vídeo divertido).

Quais são os benefícios do conteúdo pago?

Como o alcance orgânico está diminuindo e pode ser difícil atingir um grande público com postagens orgânicas, ter uma estratégia para suas páginas de mídia social que inclua anúncios pagos pode fazer uma grande diferença. A mídia social paga é popular devido ao seu preço acessível, especialmente em comparação com outras plataformas de publicidade digital. Alguns dos principais benefícios do conteúdo pago incluem aumentar o reconhecimento da marca, promover um novo produto, um evento ou algo interessante de sua marca, atrair novos seguidores, impulsionar as vendas e muito mais. Como você pode segmentar públicos-alvo específicos usando dados demográficos, pode ter certeza de que seus gastos com anúncios serão usados para atingir seus clientes ideais. (Grifo do tradutor).

Ter uma estratégia de conteúdo equilibrada pode fazer a diferença.

O que se resume a isso: conteúdo pago e orgânico devem ser projetados para atingir objetivos diferentes. Com mais pessoas no Facebook agora do que nunca e mais de $ 48 bilhões gastos em anúncios de mídia social somente em 2021, a competição por atenção e espaço no feed é acirrada. Enquanto o conteúdo orgânico deve incluir postagens que fazem as pessoas quererem interagir e compartilhar, o social pago deve ter um objetivo mais específico em mente, seja obter mais reconhecimento da marca, ganhar mais seguidores ou vender um produto. Lembre-se de que o conteúdo orgânico deve ajudá-lo a estabelecer e aumentar a voz da sua marca e a se conectar com os clientes existentes, e o conteúdo pago deve ser projetado para atingir com precisão seu público ideal e atingir as massas. Em vez de postar apenas por postar, se você puder criar uma estratégia equilibrada e manter páginas de mídia social que realmente representem bem sua marca, continuará colhendo os benefícios do marketing de mídia social e se destacando da concorrência.