ISAPS – As 8 ferramentas de marketing indispensáveis para sua Clínica

As 8 ferramentas de marketing indispensáveis para sua Clínica

isapsArtigo publicado pela ISAPS – International Society of Aesthetic Plastic Surgery

O artigo original (em inglês) pode ser visto no link: https://www.isaps.org/blog/2018/02/02/8-must-marketing-tools-practice-calm-website-woes/
Tradução cortesia da Legacy Internet Marketing

Continuando com nossa série de artigos criados para ajudar você a maximizar todo o seu marketing, este mês vamos aprofundar um pouco mais em uma das estratégias de marketing digital que discutimos em janeiro. É um dos seus ativos mais importantes: seu site na Internet.

 

Digamos que você começou o ano com um ímpeto e está revitalizando seu website, ou talvez até mesmo criando um totalmente novo. Ótimo! Essa é uma das melhores coisas que você pode fazer pela sua Clínica.

No mês passado, descrevemos algumas das necessidades essenciais do seu website: garantir que ele aparente renovado e contemporâneo, otimizado para dispositivos móveis e fácil de navegar. Essas coisas por si só vão fazer maravilhas para você. Mas ainda há coisas que você pode fazer para tirar proveito de sua “vitrine on-line” – garantir que o maior número possível de pessoas a visite e, depois de visitá-lo, que queiram ficar, apreciá-lo e, acima de tudo, agendar uma consulta ou visita.

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Otimização (Configuração)
A coisa mais importante para levar as pessoas a visitarem o seu site é a optimização do motor de busca (SEO) de seu site na Web, de modo que este seja um dos primeiros resultados a aparecer numa pesquisa de cirurgia plástica na sua área. Essencialmente, o SEO é o processo de identificação de termos e frases chaves que provavelmente serão inseridos em uma busca por sua prática e serviços, incorporando essas “palavras-chave” em seu website. Isso gera o que é chamado de resultado “orgânico” e, quando bem feito, garante que seu site apareça bem classificado nas buscas.

Um bom criador de sites pode cuidar disso para você, por isso lembre-se disso quando estiver procurando candidatos. E se você for um faz-tudo, há muitos artigos informativos on-line para ajudá-lo a aprender o básico. Outra coisa realmente importante é o quão rápido seu site é carregado. Se demorar mais do que alguns segundos, é provável que as pessoas apertem o botão “voltar” e procurem por outros sites de cirurgia plástica, perdendo os melhores serviços que você oferece.

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Publicidade Online paga
Há uma tonelada de diferentes opções de publicidade on-line disponíveis para você, mas duas das mais valiosas e fáceis de configurar são os anúncios do Facebook e o Google AdWords. O Google AdWords é uma ótima maneira de divulgar o website de sua Clínica de cirurgia plástica. Com esses anúncios, você pode pagar para que seu site apareça acima dos resultados “orgânicos” sempre que uma palavra-chave relevante for incluída em uma pesquisa. Isso é ideal, já que qualquer pessoa que está digitando “cirurgia plástica” em um mecanismo de pesquisa tem maior probabilidade de procurar por esses serviços, e o nome da sua Clínica estará no topo da lista!

Com os Anúncios do Facebook, você pode configurar uma série de anúncios pagos e segmentados que aparecerão nos feeds de notícias de possíveis pacientes. Com a opção “Público-alvo personalizado”, você pode veicular campanhas segmentadas para públicos-alvo muito específicos. Por exemplo, para visitantes do website que visualizaram uma página de produto, mas não efetuaram uma compra, ou para todos aqueles que visitaram seu site no último mês. Graças às opções demográficas que o Facebook oferece, você pode segmentar com precisão seu mercado ideal. Outra vantagem oferecida pelo Facebook são as métricas detalhadas de como seus anúncios foram realizados. Isso pode ensinar a você que tipo de anúncios funciona e a composição demográfica das pessoas envolvidas com eles.

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E-mail Marketing
E-mail é uma fantástica ferramenta de marketing que pode mostrar um enorme retorno do investimento. É fantástico para gerar leads e é uma das melhores maneiras de manter contato com seus pacientes antigos. Uma lista de e-mail bem desenvolvida e mantida é uma das
ferramentas de marketing mais potentes que você tem.

Há vários métodos diferentes de marketing por e-mail que você pode usar. Você pode publicar um newsletter mensal, onde você mantém seus pacientes informados sobre quaisquer novidades ou desenvolvimentos em sua Clínica, bem como compartilhar novos conteúdos, como vídeos digitais ou blogs. Você poderia fazer uma campanha por e-mail, onde você informa as pessoas no seu mailing sobre uma promoção ou venda especial naquele mês.
Assim como no seu website, você precisa garantir que todos os e-mails enviados sejam otimizados para dispositivos móveis, para que sejam formatados corretamente para caber em smartphones e outros dispositivos.

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Publicidade Off-line
Embora a maioria dos métodos de marketing eficazes tenha entrado na esfera on-line, não descarte a publicidade off-line.

Se você estiver segmentando pessoas menos experientes em tecnologia ou pessoas com dados demográficos mais antigos, o marketing off-line é essencial para conectá-lo aos seus pacientes. Os anúncios impressos podem ser mais caros, mas podem ser excelentes para fortalecer o perfil da sua Clínica. O rádio pode ser outro grande caminho para explorar, já que muitas pessoas ouvem rádio enquanto dirigem ou trabalham.

A menos que você tenha dinheiro de marketing para queimar, tente evitar métodos mais caros de publicidade como a televisão. A menos, claro, que você seja convidado a aparecer nos noticiários locais ou nos programas matutinos. Esse tipo de exposição é marketing de ouro, e não apenas porque é grátis!

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Promoções especiais
Vamos encarar o fato, a cirurgia plástica pode ser cara para a pessoa comum. A menos que você esteja quase exclusivamente focando pacientes de classe alta, você precisa atrair pessoas de todos os níveis sociais. Ter uma venda ocasional ou especial de procedimentos pode realmente trazer pessoas que de outra forma nunca tentarão a cirurgia plástica por causa do custo.

É inteligente usar procedimentos cosméticos populares e conhecidos para suas promoções especiais, como Botox ou preenchedores dérmicos. Tantas pessoas conhecem o Botox, e muitas delas podem ser curiosas, mas o preço as afasta. Se eles veem uma condição especial no Botox, eles podem entrar em sua Clínica para experimentá-lo. E apenas pense, se eles acabarem gostando, você pode ter um paciente por toda a vida!

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Brindes
Todo mundo adora coisas grátis! Se você tem brindes (como canetas, papel de carta, ímãs de geladeira, mini calendários, etc.), essa é uma excelente maneira de colocar sua Clínica e seu website em primeiro plano, tanto para os pacientes atuais quanto para os futuros. É claro que você deve ter sempre alguns brindes disponíveis em sua recepção, mas eles também são ótimos para incluir em Kits de boas-vindas de novos pacientes e campanhas de mala direta, e para oferecer em reuniões ou seminários (veja a próxima edição da ISAPS News para mais informações sobre estes). Esses itens custam muito pouco, e podem trazer um retorno sobre o investimento generoso, já que eles são emprestados, compartilhados… e não apenas jogados fora.

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Website e blogs
Um website bem escrito é uma obrigação. Deve ser informativo, com tudo que um paciente em potencial quer saber sobre sua Clínica (da sua biografia aos serviços que você oferece, ao fato de ser um membro da ISAPS), e deve ser fácil de ler. Muito “jargão” médico pode ser desanimador.

Um ótimo blog de cirurgia plástica em seu site pode atrai mais visitantes, e continuar atraindo-os de novo e de novo para seu site. Este é o local perfeito para compartilhar informações úteis sobre procedimentos cosméticos e posicioná-lo como um especialista em seu campo. Se você produzir vários blogs ao longo do tempo, também terá uma biblioteca de conteúdo que poderá compartilhar nas redes sociais, mantendo essas contas vivas e ativas. Eles também são muito úteis em suas campanhas de e-mail, incluindo o parágrafo de introdução em um e-mail e adicionando um link para “leia mais aqui” (direcionando o leitor para o seu site).

Pode haver uma desvantagem para blogs, no entanto. Há poucas coisas mais tristes do que um site com um blog que não é atualizado desde 2014. Esse tipo de negligência digital pode demonstrar falta de interesse para os pacientes em potencial que visitam seu website, portanto, é necessário garantir que você publique novos conteúdos em pelo menos uma vez por mês. Se você não consegue encontrar tempo para escrevê-lo, há vários serviços diferentes por aí com redatores profissionais que ficariam mais do que felizes em escrever seu blog para você. Tudo que você precisa fazer é verificar tudo para ter certeza de que tudo está correto antes de postar.

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Comentários e Depoimentos
O melhor marketing absoluto é o boca-a-boca, e você pode ajudar, pedindo aos seus pacientes depoimentos e opiniões sobre sua Clínica. É mais provável que as pessoas confiem em uma voz externa cantando seus louvores. Depoimentos positivos de pessoas reais podem aumentar muito a sua credibilidade como cirurgião.

Você deve ter absolutamente uma seção de depoimentos em seu site, constantemente atualizada com os comentários mais recentes sobre sua Clínica. Antes de postar esses depoimentos e comentários, no entanto, certifique-se de verificá-los para obter a gramática e a ortografia corretas. Mesmo que alguém os tenha escrito, isso ainda refletiria mal em você se uma cópia mal escrita fosse postada no seu site.

Você também deve prestar atenção aos comentários sobre sua Clínica de cirurgia plástica em sites como Facebook, Google, Yelp e RealSelf. Se alguém postar um comentário negativo sobre sua Clínica, responda a ela publicamente para perguntar como você pode fazer melhor. Quando alguém posta uma crítica positiva que chame sua atenção, agradeça a ele! Não se preocupe em responder a todas as postagens, apenas faça o check-in de vez em quando e responda às que chamarem sua atenção. Dito isso, se você vir uma crítica negativa, responda o mais rápido possível.

Uma Clínica de cirurgia plástica bem-sucedida deve utilizar todos os métodos disponíveis para alcançar o maior número possível de pacientes em potencial, começando com um site fantástico. Mesmo se você estiver trabalhando com um orçamento limitado, os métodos de marketing digital, como as mídias sociais e as campanhas de e-mail, podem ser maneiras incrivelmente econômicas de divulgar seu site e clínica. Certifique-se de incluir que você é um Cirurgião Plástico da ISAPS em todos os seus esforços de marketing, pois isso pode aumentar sua credibilidade e colocá-lo um passo acima de muitos de seus concorrentes em seu mercado!

 
ISAPS – International Society of Aesthetic Plastic Surgery – February of 2018.